ATUAÇÃO DA BRIGADA DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

04 de Outubro de 2021 | Noticias

ASCOM/Prefeitura de Monte do Carmo – TO, 04 de Outubro de 2021, Diogo Carvalho

Em pleno período de seca extrema na região de Monte do Carmo está cada vez mais aumentando os números de focos de incêndios e consequentemente crescendo os chamados de emergência para atuação da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Desde o termino da capacitação e estruturação da Brigada de incêndio, os 13 homens contratados estão exaustivamente em campo dando o melhor de si para controlar e combater os incêndios.

Os brigadistas foram capacitados para combater as chamas, lidar com animais peçonhentos além de noções de primeiros socorros, atuando com uniformes, botas, e outros EPIs que resistem a altas temperaturas e balaclava de proteção antichama. A brigada de incêndio Florestal foi completamente equipada com mochilas de água de 20 litros cada, sopradores, abafadores, pinga fogos, motosserra, enxadas e foices, todos com CA (Certificado de Aprovação). Atualmente contam com um veículo F-4000, pada dar suporte com quatro tambores com capacidade de armazenamento de 200 litros de água cada, que facilita no combate às chamas e no transporte e acesso aos locais de ocorrência dos incêndios.

A Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndio Florestais e Coordenada Pela a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Monte do Carmo (COMDEC), e está atuando no período de seis meses que é o período mais crítico com maior ocorrência de incêndios (Verão), mas futuramente irão atuar o ano inteiro. No período das chuvas, irão atuar com a educação ambiental (Prevenção aos incêndios), na produção, plantio e manutenção de mudas nativas em Áreas de Preservação Permanente, etc, e na construção de aceiros (que é a retirada de vegetação em faixa que auxilia no combate ou “mata” o fogo quando as atinge).

Clique na imagem para expandir