VOLTARPROJETO RONDON EM MONTE DO CARMO

A Operação Tocantins acontece em Monte do Carmo e em várias outras cidades

23/01/2017: Wlisses Negre / Prefeitura Municipal

Praça Alexandrino Pinto Cirqueira, Centro da Cidade

Autoridades Carmelitana receberam na manhã deste sábado, 20 de janeiro, universitários e professores de 02 instituições de ensino superior que participam, por meio do Projeto Rondon, da “Operação Tocantins”. A equipe conta com 21 integrantes, e é formado por Professores e Alunos das Universidades: UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e a Instituição UNI LA SALLE – Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, Niterói – RJ. A equipe conta também com um Sargento do Exército Brasileiro. A equipe é Coordenada pelo Professor Roberto Primo (UNI LA SALLE) e a Professora Giovana Santos (UFCSPA). As atividades serão realizadas no Município no período de 20 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017.

Os Rondonistas foram recepcionados pelo Prefeito Arquivardes Avelino Ribeiro (Date), Vereadora Jaqueline Avelino, Doriene Ferreira de carvalho, representando o Secretário de Educação Edilson Rodrigues, acompanhados de outros Secretários, Servidores e Voluntários que vão auxiliar a equipe nas suas atividades. O Prefeito Date, deu as boas-vindas aos visitantes e apresentou a equipe de auxiliares que vão trabalhar em conjunto com os Rondonistas. “durante estes 15 dias, nossa equipe está a inteira disposição do Projeto Rondon, vocês terão prioridades da nossa equipe e atenção especial da população, desde já, agradecemos a disposição de cada um em vir para Monte do Carmo com o objetivo de contribuir com o seu desenvolvimento”, declarou o Prefeito.

O Que é o Projeto Rondon?

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Em Monte do Carmo os Rondonistas serão auxiliados pela equipe da Educação, Saúde, Assistência Social e outros órgãos. Os voluntários do Projeto Rondon desenvolverão diversas atividades, onde os profissionais do município serão os multiplicadores para disseminar os conhecimentos aprendidos ao longo das operações, gerando benefício para suas comunidades. As áreas que serão atendidos são: Saúde, educação, Direitos Humanos, Cultura, Trabalho, Produção, Meio Ambiente, Tecnologia, Comunicação e Gestão Pública.

Rodonistas em atividades na Corrida de Cavalo de São Sebastião

A parceria da Prefeitura com a Equipe será com a disponibilização de: Alimentação, Internet, Hospedagem, Transportes, Estrutura Física para realização das Oficinas e Treinamento e Servidores para auxiliar nas atividades.

Rodonistas em atividades na Corrida de Cavalo de São Sebastião

As atividades que serão realizadas pelo Projeto Rondon na Operação Tocantins acontece em Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Monte do Carmo, Presidente Kennedy e Silvanópolis